Europa: A lua misteriosa de Júpiter
GeralEuropa é uma lua de Júpiter, e foi descoberta por Galileu Galilei em 1610. Europa tem uma superfície gelada e brilhante, com riscos coloridos. O raio de Europa é de 1565 km, pouco menor que o da Lua terrestre.Vida em Europa?
O seu núcleo é formado por Ferro e Níquel, como o da Terra, rodeado por terra, que é rodeada por água, coberta por uma crosta de gelo e tem um pequeno campo magnético. Europa também tem uma pequena atmosfera, composta de oxigênio. Sua temperatura é de -163° no equador do satélite e -223° nos pólos, onde a menor incidência de luz solar.
Acredita-se que por baixo da superfície congelada, haja um oceano gigantesco, com possibilidade de vida natural, do mesmo modo que existe nas profundezas dos oceanos terrestres.
A parte mais fascinante da topografia de Europa são as linhas que cortam o planeta. Essas linhas são similares as formadas quando uma superfície de gelo se quebra aqui na terra. Essa linhas são indícios de que existe água abaixo da crosta de gelo de Europa.
Testes realizados pela NASA, utilizando bactérias extremofilas, que são bactérias que consegue sobreviver em ambientes extremos, como Europa, onde a maioria das espécies não sobreviveriam.
Mas a questão é: Será que realmente existe vida em Europa?




Nenhum comentário:
Postar um comentário